X

Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica

Trata-se de cirurgia de contorno corporal, que remove o excesso de gordura e flacidez causados pela falta de elasticidade dos tecidos. Muito procurada por pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica e, por esta razão, eliminaram bastante peso, precisando agora retirar as sobras de pele. Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação:

  • Os braços ficam flácidos,

As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo,
• O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental,
• As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

Este tipo de intervenção, conhecida também por body lifiting, melhora a forma e o tônus dos tecidos subjacentes que sustentam gordura e pele. Pessoas que têm flacidez e contornos irregulares não conseguem os resultados desejados mesmo com a prática de exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada. Devido ao envelhecimento, danos causados pelo sol, gravidez, grande oscilação de peso e fatores genéticos a pele pode perder a elasticidade em áreas como a do abdômen, coxas, nádegas e, quando isto acontece, a plástica pode ser uma boa saída para conseguir um contorno corporal mais bonito e delineado. Caso o paciente tenha acúmulo de gordura em grande quantidade a plástica poderá ser feita em associação a uma lipoaspiração. A anestesia poderá ser peridural ou geral.

Uma pergunta que é feita com bastante frequência aos médicos por seus pacientes é como será aparência da cicatriz. Esta resposta dependerá de uma avaliação médica individual, pois não existe uma cicatrização comum a todos os indivíduos.

Pós operatório

Aqui valem as indicações comuns às intervenções estéticas conhecidas. Uso de malha compressora para reposicionar a pele, dreno para evitar o acúmulo de líquidos, repouso absoluto nos primeiros dias, e a administração correta de analgésicos e anti-inflamatório receitados pelo médico.

Volta às atividades

A volta à rotina de trabalho e atividades do dia a dia normalmente se dá em menos tempo que a volta às atividades físicas de impacto. O período exato de recuperação e volta às atividades no caso específico da plástica dependerá do local ou locais da cirurgia, entre outros fatores que somente o médico poderá depois de uma análise informar.

Os resultados do body lifiting são quase que imediatamente perceptíveis, porém a observação do resultado completo pode levar de 1 a 2 anos. A manutenção do efeito da plástica depende de uma mudança de estilo de vida do paciente, que deverá manter uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente.