X

Blefaroplastia

É uma cirurgia plástica feita para corrigir a queda dos excedentes de pele das pálpebras superiores, eliminar bolsas de gordura ao redor dos olhos e também melhorar algumas características que podem prejudicar a visão. A blefaroplastia rejuvenesce a área dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alegre. O afrouxamento das estruturas das pálpebras, o excesso de pele e a formação de bolsas de gordura sob os olhos normalmente acontecem com o passar do tempo, com a idade. Este tipo de intervenção cirúrgica é procurada por pessoas que sentem-se incomodadas com a aparência facial de tristeza e cansaço. A anestesia utilizada é a local.

A cirurgia tem três tipos: blefaroplastia superior, que trata as pálpebras superiores; blefaroplastia inferior, que trata as pálpebras inferiores e blefaroplastia total, que trata ambas. Em quase todos os casos, a cirurgia é bilateral (trata ambos os lados). As incisões da blefaroplastia são feitas horizontalmente e levemente arqueadas nas pálpebras superiores e inferiores. Esse procedimento é extremamente favorável a uma boa cicatrização, porque fica em regiões onde há sulcos naturais (pálpebras superiores) ou na borda dos cílios (pálpebras inferiores).



Pós cirúrgico –O médico prescreve uma pomada lubrificante e recomenda compressas frias no local, que poderão ser feitas com soro fisiológico ou água boricada. O inchaço e a vermelhidão desaparecem depois de 2 semanas. Importante não tomar banhos quentes para evitar que o inchaço aumente. A exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos 3 semanas. O resultado final do procedimento será observado depois de 6 meses, porém com 3 meses já é possível notar uma mudança bastante considerável.

Volta às atividades normais –O paciente poderá voltar a assistir televisão depois de 3 dias da realização da cirurgia. As lentes de contato só poderão ser usadas após 2 semanas. A volta ao trabalho é possível dentro de 7 a 10 dias. Pode haver sensibilidade ao vento e a luz. O uso de óculos de sol e filtro solar é importante. Atividades que elevem a pressão sanguínea deverão evitadas por 3 semanas. As atividades físicas poderão ser retomadas em 30 dias.