X

Cirurgia Capilar

A calvície pode ocorrer por diversos motivos e entre eles estão o envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar. Falhas no couro cabeludo podem também acontecer por conta de acidentes, queimaduras e traumas.  A calvície é mais comum em homens mas pode ocorrer também em mulheres. É normal caírem até 100 fios de cabelos por dia. Mais do que isso, é sinal de alerta.

O transplante capilar pode ser uma maneira de melhorar a aparência do paciente, recuperando sua autoestima e qualidade de vida. Hoje em dia são usadas várias técnicas cirúrgicas, que quando combinadas, podem ser a solução para o seu tipo de falha capilar. O fator animador é que o transplante capilar traz procedimentos extremamente confiáveis realizados por médicos há mais de 30 anos. O que muitos pacientes não entendem quando chegam aos consultórios médicos decididos a submeterem-se à cirurgia de transplante é que o seu próprio cabelo será usado e, para isso, o paciente deve ter crescimento capilar na parte de trás e nas laterais da cabeça. O cabelo é retirado dessa região e implantado fio a fio no folículo da área calva. Fica mais natural em pessoas pouco carecas. Quem recorre à cirurgia deve continuar a fazer tratamento para evitar a queda dos fios restantes.

O objetivo da cirurgia será sempre usar o cabelo já existente da melhor maneira para tornar o visual mais harmônico. As expectativas são também um entrave para realização do procedimento, já que o indivíduo nunca terá a mesma quantidade de cabelos de antes da perda capilar. O resultado final irá, na verdade, camuflar as áreas deficientes. A anestesia usada normalmente neste tipo de procedimento é a local com sedação, mas a do tipo geral poderá ser utilizada para casos mais complexos.

Pós cirúrgico – O tempo de recuperação dependerá da complexidade da intervenção feita. As bandagens colocadas no momento da cirurgia serão removidas já no dia posterior, já a remoção dos pontos acontece após 10 ou 15 dias. Neste momento, é importante que o paciente evite qualquer tipo de esforço físico. Recomenda-se que a lavagem da cabeça seja feita com bastante cuidado após 2 dias do procedimento cirúrgico. O médico poderá prescrever remédios para combater possíveis desconfortos e dores. É comum a região onde foi feito o implante capilar ficar ligeiramente avermelhada após a cirurgia. A exposição solar precoce tende a exacerbar e prolongar a vermelhidão. É de extrema importância comparecer as consultas de acompanhamento e seguir todas as orientações do cirurgião para que a recuperação seja satisfatória.

Volta às atividades normais – Seguindo à risca as recomendações médicas, os pacientes voltam as suas atividades de trabalho depois de 7 dias. As atividades físicas poderão ser retomadas depois de 21 dias da realização da cirurgia.