X

Rinoplastia

Remodelar o nariz, reduzir ou aumentar seu tamanho, alterar a forma, diminuir as narinas ou mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior exige do cirurgião muita sensibilidade artística e habilidade para operar com medidas milimétricas.A medicina adota métodos mais seguros para aperfeiçoar as formas do nariz e aumentar a satisfação dos pacientes.

A Rinolplatia é procedimento cirúrgico estético para melhorar a aparência do nariz tornando-o mais harmônico em relação ao restante da face. Normalmente procurada por pacientes com problema de auto estima causadas pela desproporção do seu nariz. A plástica de nariz, como também é conhecida a Rinoplastia, só poderá ser realizada em pacientes que tenham seu crescimento facial totalmente estabilizado, o que normalmente acontece até os 13 anos de idade. Outro ponto importante a ser tratado é com relação ao resultado desejado. Muitos pacientes chegam ao consultório com fotos e imagens de pessoas famosas com o desejo de que o cirurgião reproduza um resultado genético através de procedimento cirúrgico. Isto não é possível e nem aconselhável. As intervenções cirúrgicas estéticas devem ser realizadas para aperfeiçoar traços do corpo daquele indivíduo.
A rinoplastia poderá ser feita em associação a outros procedimentos para correção de dificuldade respiratórias causadas por problemas estruturais do nariz. Em alguns casos, pode ser associada à rinoplastia cirurgias a outras regiões da face, como ao mento e à região malar (queixo e maçãs do rosto), pois estas estruturas têm implicação no equilíbrio e harmonia da face, juntamente com o nariz. A anestesia poderá ser local com sedação ou geral.

Pós cirúrgico –   Um curativo de gesso ou de acrílico deverá ser usado durante os 7 primeiros dias pós cirurgia e outro curativo de fita adesiva por mais 7 dias. Comum ocorrer inchaço e roxidão durante 21 dias.  O inchaço poderá persistir por até 6 meses, porém de forma regressiva. Recomenda-se evitar calor, sol, banhos quentes, ambientes quentes, já que as altas temperaturas podem aumentar o inchaço. Para dormir nos primeiros 5 dias a cabeça deve estar mais alta que o resto do corpo, com ajuda de travesseiros é possível conseguir isso facilmente. Evite dormir de lado ou de bruços para que sua respiração não seja dificultada e para preservar os curativos. O médico irá prescrever remédios para combater possíveis dores nos primeiros dias.  Repousar, evitar abaixar a cabeça, não assoar o nariz seguir as recomendações do cirurgião, tomar os remédios nos horários certos e fazer o acompanhamento médico após cirurgia são recomendações que farão a sua recuperação ser um sucesso.

Volta às atividades normais

Já depois da primeira semana da cirurgia o paciente poderá voltar ao trabalho. As atividades físicas devem aguardar um pouco mais, em torno de 20 dias. O resultado definitivo é alcançado entre 6 meses e 1 ano mas há mudanças significativas a partir de um mês.

Palavras-chaves: Cirurgia Plástica Recife, Rinoplastia Recife, Cirurgia Plástica no Nariz Recife, Cirurgião Plástico Bruno de Andrade Lima, Cirurgia Plástica em Recife, Cirurgia Plástica Pernambuco,