X

Mentolplastia

Mentoplastia é um tipo de cirurgia que vai remodelar o queixo através do uso de implantes, nos casos em que se deseja aumentar o mento (queixo), ou utilizar o próprio osso para avançar ou recuá-lo. Para saber se a mentoplastia é indicada para determinado paciente, o médico irá verificar se esta pessoa tem uma mordida equilibrada e ainda assim possua um queixo pequeno. Um estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica indica que os brasileiros são os que mais procuram este tipo de operação: quase um milhão e meio em 2013.

Quem procura por este tipo de cirurgia?

Invariavelmente, a cirurgia de queixo é procurada por pessoas que tenham queixo muito largo, muito curto, muito protuso ou fino demais.

A mentoplastia tem por objetivo melhorar o equilíbrio das características faciais, valorizando o contorno e perfil natural da face e pescoço. Para tanto, o médico poderá sugerir a cirurgia do queixo junto com a do nariz para atingir proporções faciais mais equilibradas e harmônicas, já que o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. A anestesia usada é a geral. Tanto homens quanto mulheres procuram a cirurgia plástica do queixo a fim de que, com um implante, o semblante torne-se mais agradável. A cirurgia plástica de queixo pode ser usada ainda como um complemento a outros processos cirúrgicos, como o Lifting facial e o Minilifting do pescoço

Pós cirúrgico – Será necessário usar um curativo especial por um período de 7 dias. Evite esforços no dia da cirurgia, não caminhe muito e não suba escadas. Durante 5 dias será necessário que o paciente mude sua dieta, evitando mastigar alimentos inteiros, recomenda-se uma dieta líquida. É importante que o paciente permaneça deitado com a cabeceira elevada a 30 graus ou sentado nas primeiras 24 horas. Durante 30 dias deverá evitar deitar de barriga para baixo ou de lado apoiando o queixo.  Recomenda-se também não se expor ao sol por um período de 90 dias, em casos inevitáveis de exposição usar bloqueador solar. Dificilmente ocorrem complicações durante a cirurgia plástica do queixo. As mais comuns, no entanto, são edemas (inchaços) e equimoses (roxidões), podendo ocorrer também alguma complicação ligada a infecções.

Volta às atividades normais – A volta das atividades normais se dá em média dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia. As atividades físicas mais leves poderão ser retomadas depois de 30 dias, já as atividades mais intensas deverão aguardar 2 meses.