RINOPLASTIA



Seja por estética ou por alguma correção que precise ser feita, como o desvio de septo nasal, a Rinoplastia é o procedimento que vai te ajudar a não ter mais o incomodo estético e ainda proporcionar uma melhor respiração.

A Rinoplastia, também conhecida como a cirurgia plástica do nariz, além de modelar o nariz modificando o tamanho ou formato deixando-o mais harmonioso, é uma técnica que corrige imperfeições estruturais internas do nariz podendo melhorar a respiração do paciente em alguns casos.


O paciente que deseja fazer o procedimento, deverá ter uma idade mínima de 16 anos de idade, porque após a adolescência o nariz estará totalmente desenvolvido. O cirurgião plástico irá avaliar na consulta se aquele paciente está apto a passar pelo procedimento mesmo dentro da idade mínima.


Os cuidados pré e pós-operatório são:

Pré-operatório: Deve-se para de fumar por, pelo menos, 15 dias antes do procedimento, assim como os 15 dias após a cirurgia para não ter problemas com a cicatrização.


Pós-operatório: O repouso do paciente é de no mínimo 7 dias, com curativos. Recomenda-se que nos primeiros dias o paciente deve dormir com a cabeça um pouco elevada e mantendo o rosto virado para cima. Qualquer contato com o sol é proibido nos primeiros dias e nos 3 primeiros meses deve-se evitar exposição prolongada ao sol. A retomada das atividades físicas depende de autorização do cirurgião plástico.


Dependendo da necessidade do paciente, a técnica a ser utilizada pode ser aberta ou fechada. Na técnica aberta o cirurgião faz incisões na estrutura separando as narinas ou laterais das asas nasais. E na técnica fechada, o procedimento é feito completamente dentro do nariz sem cicatrizes aparentes. A cirurgia plástica de nariz dura de 1 a 3 horas (ou mais), vai depender da necessidade do paciente e a técnica utilizada pelo cirurgião plástico. E a internação dura em média de 12 a 24 horas.


É essencial em toda e qualquer cirurgia plástica que seja feita uma avaliação antecipada de um Cirurgião Plástico. Ele é o profissional que irá identificar a real necessidade do procedimento, assim como o estado físico e psíquico do paciente, submetendo-o à cirurgia com segurança. Além disso, a consulta permite que o cirurgião possa alinhar as expectativas do paciente em relação ao resultado esperado.


Algumas das dúvidas mais frequentes sobre a Rinoplastia, respondidas por Dr. Bruno de Andrade Lima – Cirurgião Plástico:


1 - A Rinoplastia deixa cicatrizes?

Sim! É fato que toda e qualquer cirurgia deixa cicatriz. No entanto, as cicatrizes são bem pequenas e posicionadas de modo que não se veja e nem se perceba.


2 - Posso escolher o formato que desejar para o meu nariz?

Não é o correto, nem o sensato e nem o que vai ficar! Existem proporções faciais que temos que seguir. Além disso, existem características próprias, como: tipo de pele, projeção e qualidade da cartilagem, fatores cicatriciais e tantos outros que limitam o resultado e alteram a evolução do nariz operado.


3 - Terei alguma alteração na respiração após a Rinoplastia?

A Rinoplastia, por modificar as estruturas nasais, pode ocorrer uma alteração da respiração. Pode melhorar em vários casos. Porém, devido a mudança dos “espaços da passagem de ar “, pode ocorrer alguma alteração desse padrão e, em alguns (poucos) casos, o paciente pode referir alguma diminuição dessa “passagem”.


4 - Uso óculos de grau. Quanto tempo terei que ficar sem usar pós cirurgia?

O uso do óculos vai depender muito do que foi feito no seu nariz. Na maioria das cirurgias o osso nasal é modificado e, então, não é recomendável o uso de óculos até uma completa cicatrização desse osso. O tempo varia um pouco. Em média de 15-30 dias.


5 - Tenho desvio de septo. Posso fazer a cirurgia do septo e a plástica estética no nariz juntas?

Sim! É muito comum a associação da Rinoplastia com cirurgias funcionais do nariz, como desvio de septo, turbinas, entre outras.


Agora que você já está por dentro de tudo sobre a Rinoplastia, marque a sua consulta e não esqueça de verificar se o cirurgião escolhido é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Sua saúde e bem-estar vão além da estética, seja prudente com sua vida antes de qualquer coisa.

Marque uma consulta:

Contate-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube - Círculo Branco

Praça Miguel de Cervantes, nº 60

Sala 04 - Ilha do Leite | Recife PE

contato@brunoandradelima.com.br

(81) 3877  2975 / (81) 98877  7717

© 2019 por Agência Efivê

Marque uma consulta: (81) 3877.2975 (81) 98877.7717